Criado em 1977 e ampliado em 2010, o Parque Estadual Serra do Mar (PESM) é a maior Unidade de Conservação de toda a Mata Atlântica. Seus 332 mil hectares protegem 25 municípios paulistas, conectando as florestas da Serra do Mar desde o Rio de Janeiro e Vale do Ribeira, até o litoral sul do estado.
Suas escarpas dominam a paisagem do litoral paulista, suas florestas abrigam e protegem centenas de espécies de aves e outros animais ameaçados, como felinos e primatas. Entre Jequitibás, Jatobás, Uricuranas, Canelas, Cedros, Manacás-da-Serra, Guanandis, Guapuruvus e Palmeiras Juçara, abrigam-se a Onça Pintada, Onça Parda, Muriqui, Bugio, Jaguatirica, Anta, Paca, Guaxinim, Lontra, Tucano-de-Bico-Preto, Araponga, Jacu-Açu e centenas de outras aves.
Com a finalidade de assegurar a proteção integral aos mananciais que abastecem parte da Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Litoral Norte e Vale do Paraíba, o PESM contribui também para o equilíbrio climático e estabilidade das encostas.
Comunidades tradicionais de quilombolas, indígenas, caipiras e caiçaras são encontradas em diversos pontos de sua extensão.
No passeio estão incluídos o almoço para duas pessoas, pessoas a mais e bebidas serão cobradas a parte, adesivo do evento e a entrada para o Lavandário em Cunha, fotos do local abaixo.
Fonte: http://www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm/sobre/